Projeto de Conscientização:
A importância da reutilização dos retalhos das confecções.

            A situação do Meio Ambiente em nosso planeta nos desafia a preservar os recursos naturais e, ao mesmo tempo, possibilitar um desenvolvimento social justo, permitindo que as sociedades atinjam uma melhor qualidade de vida em todos os aspectos.
            Nossa cidade possui cerca de 800 confecções em funcionamento e muitas outras em processo de abertura. Com a instalação dessas empresas, pessoas de outras localidades são atraídas para o consumo dos produtos, o comércio de todos os seguimentos adquire valorização, há diminuição no desemprego e a cidade recebe inúmeros investimentos que a beneficiam. Sem dúvida nenhuma, o seguimento de confecção, atualmente, é de suma importância para o avanço comercial da nossa cidade, porém devemos pensar na imensa quantidade de resíduo que é jogado fora todos os dias.
            O retalho, que é desconsiderado pela maioria das confecções, possui apenas um destino, o Lixão. Este retalho leva cerca de 100 a 400 anos para se decompor, lembrando que este será depositado juntamente com outros resíduos, inclusive com o lixo hospitalar, significando milhares de anos a mais.
            Pensando nisso, estamos desenvolvendo um projeto por orientação do professor Adevane da Silva, com o objetivo de conscientizar donos e/ou responsáveis por confecções da cidade de Jaraguá – GO, sobre a importância de se reciclar os resíduos têxteis que sobram de suas produções. Inúmeros materiais podem ser confeccionados a fim de diminuir as sobras de tecido lançados no meio ambiente, inclusive para o próprio marketing da empresa.
            Para isso, estamos entrando em contato com vários empresários, a fim de marcar um horário para nos reunirmos e mostrar nossa proposta. A mesma consiste em reutilizar os retalhos de jeans na confecção de bolsas, carteiras, cintos, flores, etc., e que podem ser oferecidos aos clientes da empresa como um brinde. Através da fabricação destes agrados, a empresa reduz grandiosamente a quantidade de resíduos jogados fora, a confecção será vista como uma empresa consciente e como um exemplo a ser seguido, e os clientes saem mais satisfeitos das lojas ao receber os brindes.
            Portanto, as possibilidades de colaboração para a preservação do nosso meio ambiente existem, porém depende do compromisso de cada um. Devemos permitir a todos uma sadia qualidade de vida, pensando no futuro das próximas gerações e reconhecendo que o mais importante não é ter o domínio da realidade e sim ter a comunhão com ela.

Acadêmica: Lassara Celestino – 3° ano - Pedagogia


Projeto realizado pelos acadêmicos: Elenilza, Jéssica, Kézia, Lassara, Marluce, Niviene, Rejane, Rosemeire, Rosângela e Thaís

0 comentários:

Postar um comentário