Este é um texto que vale a pena não apenas ler mas também refletir e passar adiante...
Missão: oferecer à sociedade meios pelos quais ela possa rever valores, posturas e ações sociais e ambientais.
Depois de 10 anos trabalhando com conscientização ambiental fazendo campanhas em parques, em supermercados, no Zoológico, conscientizando pessoas em órgãos públicos, empresas, atendendo escolas interessadas no tema na Ecoteca e mais recentemente no Espaço Água, paramos para refletir no que é realmente SER AMIGO DO FUTURO.
Será que é amigo do futuro uma pessoa que separa o lixo em casa, mas compra animais silvestres que estão em risco de extinção? Ou uma pessoa que separa o lixo, que não compra animais silvestres, mas é dono de uma empresa e não respeita os seus funcionários?
Difícil, né?
Difícil, né?
Pois pensando nisso resolvemos tentar definir o que para nós representa ser amigo do futuro, e no final ficou assim:
AMIGO DO FUTURO É AQUELA PESSOA QUE DURANTE A SUA PASSAGEM PELO NOSSO PLANETA FEZ TUDO O QUE ESTAVA AO SEU ALCANCE PARA DEIXÁ-LO MELHOR PARA OS QUE VIVEM NELE NO PRESENTE E TAMBÉM PARA OS QUE VIVERÃO NELE NO FUTURO.
E como é que se faz isso, cara pálida?
Simples. Com bom senso e boa vontade.
Sabemos que o Planeta está pedindo socorro, os animais em extinção estão pedindo socorro, as crianças abandonadas, as famílias que não têem o que comer, as pessoas que morrem sem serviço médico... Todos estão pedindo socorro.
Nós também estamos pedindo socorro, porque o tempo não dá pra fazer tudo o que precisamos e ainda o que queremos fazer; porque nos sentimos explorados pelo chefe, pelo governo que nos toma nosso dinheiro para gastar em corrupção, explorados pela vida que não deixa claro o que realmente quer da gente e a cada dia nos pede mais...
Não estamos de acordo com nada disso. Mas porque reclamamos tanto se deixamos sempre as coisas como estão? Porque está estabelecido? Quem estabeleceu?
Pois temos que saber que isso tudo existe desta forma porque todos nós consentimos, e nos lembrar de que todas as coisas, as pessoas, os acontecimentos que fazem parte da nossa vida e a escala de valores e prioridades que damos a cada um deles é de nossa inteira e exclusiva responsabilidade. E eu, você e o outro e o outro e o outro não podemos continuar acomodados e coniventes com o estabelecido, e permitindo que as coisas com as quais nós não concordamos continuem acontecendo.
A nossa proposta então é: Que tal a gente começar a mudar devagarinho tudo isso? Devagarinho mesmo, em silêncio, cada um fazendo a sua parte. Primeiro no que diz respeito a nós mesmos, ao cuidado com o nosso corpo, nossos sentimentos, nossos pensamentos e nossas atitudes. Depois vamos procurar ter sempre atitudes certas. Respondendo à sua pergunta: Certo é o que dá bom resultado. Se todos os habitantes do planeta usassem esse parâmetro antes de agir não haveria gerra, fome, desigualdade, miséria...
Podemos ter várias atitudes que vão contribuir para mudar o que não estamos de acordo e melhorar o nosso presente e o futuro de todos. O tamanho e o impacto delas vai depender da disposição de cada um.
Não estamos propondo que você seja mais nem melhor que ninguém, muito pelo contrário, o que estamos propondo é que você seja menos, menos egoísta, menos igual, menos eficiente, menos manipulador, menos estressado, menos poderoso... enfim, menos tudo o que o estabelecido quer que você seja, pois quem sabe assim a gente consiga ser mais amigo do futuro.
Estamos te convidando para fazer parte desse movimento de pessoas que querem um futuro melhor e para isso lançando a campanha SEJA MENOS! Participe e divulgue essa idéia.
Ah! Já íamos nos esquecendo... E o futuro afinal o que é? É O RESULTADO DO QUE FAZEMOS NO PRESENTE.
Fonte: Amigos do Futuro
0 comentários:
Postar um comentário