O QUE É SER AMIGO DO FUTURO?



Este é um texto que vale a pena não apenas ler mas também refletir e passar adiante...
Missão: oferecer à sociedade meios pelos quais ela possa rever valores, posturas e ações sociais e ambientais.
Depois de 10 anos trabalhando com conscientização ambiental fazendo campanhas em parques, em supermercados, no Zoológico, conscientizando pessoas em órgãos públicos, empresas, atendendo escolas interessadas no tema na Ecoteca e mais recentemente no Espaço Água, paramos para refletir no que é realmente SER AMIGO DO FUTURO.
Será que é amigo do futuro uma pessoa que separa o lixo em casa, mas compra animais silvestres que estão em risco de extinção? Ou uma pessoa que separa o lixo, que não compra animais silvestres, mas é dono de uma empresa e não respeita os seus funcionários?
Difícil, né?
Pois pensando nisso resolvemos tentar definir o que para nós representa ser amigo do futuro, e no final ficou assim:
AMIGO DO FUTURO É AQUELA PESSOA QUE DURANTE A SUA PASSAGEM PELO NOSSO PLANETA FEZ TUDO O QUE ESTAVA AO SEU ALCANCE PARA DEIXÁ-LO MELHOR PARA OS QUE VIVEM NELE NO PRESENTE E TAMBÉM PARA OS QUE VIVERÃO NELE NO FUTURO.
E como é que se faz isso, cara pálida?
Simples. Com bom senso e boa vontade.
Sabemos que o Planeta está pedindo socorro, os animais em extinção estão pedindo socorro, as crianças abandonadas, as famílias que não têem o que comer, as pessoas que morrem sem serviço médico... Todos estão pedindo socorro.
Nós também estamos pedindo socorro, porque o tempo não dá pra fazer tudo o que precisamos e ainda o que queremos fazer; porque nos sentimos explorados pelo chefe, pelo governo que nos toma nosso dinheiro para gastar em corrupção, explorados pela vida que não deixa claro o que realmente quer da gente e a cada dia nos pede mais...
Não estamos de acordo com nada disso. Mas porque reclamamos tanto se deixamos sempre as coisas como estão? Porque está estabelecido? Quem estabeleceu?
Pois temos que saber que isso tudo existe desta forma porque todos nós consentimos, e nos lembrar de que todas as coisas, as pessoas, os acontecimentos que fazem parte da nossa vida e a escala de valores e prioridades que damos a cada um deles é de nossa inteira e exclusiva responsabilidade. E eu, você e o outro e o outro e o outro não podemos continuar acomodados e coniventes com o estabelecido, e permitindo que as coisas com as quais nós não concordamos continuem acontecendo.
A nossa proposta então é: Que tal a gente começar a mudar devagarinho tudo isso? Devagarinho mesmo, em silêncio, cada um fazendo a sua parte. Primeiro no que diz respeito a nós mesmos, ao cuidado com o nosso corpo, nossos sentimentos, nossos pensamentos e nossas atitudes. Depois vamos procurar ter sempre atitudes certas. Respondendo à sua pergunta: Certo é o que dá bom resultado. Se todos os habitantes do planeta usassem esse parâmetro antes de agir não haveria gerra, fome, desigualdade, miséria...
Podemos ter várias atitudes que vão contribuir para mudar o que não estamos de acordo e melhorar o nosso presente e o futuro de todos. O tamanho e o impacto delas vai depender da disposição de cada um.
Não estamos propondo que você seja mais nem melhor que ninguém, muito pelo contrário, o que estamos propondo é que você seja menos, menos egoísta, menos igual, menos eficiente, menos manipulador, menos estressado, menos poderoso... enfim, menos tudo o que o estabelecido quer que você seja, pois quem sabe assim a gente consiga ser mais amigo do futuro.
Estamos te convidando para fazer parte desse movimento de pessoas que querem um futuro melhor e para isso lançando a campanha SEJA MENOS! Participe e divulgue essa idéia.
Ah! Já íamos nos esquecendo... E o futuro afinal o que é? É O RESULTADO DO QUE FAZEMOS NO PRESENTE.

Sacolas Retornáveis... Faça disso um hábito

Projeto de Conscientização:
O uso de sacolas retornáveis para substituir o uso de sacolas plásticas

 O grupo está desenvolvendo um projeto em 4 principais supermercados da cidade de Jaraguá - GO
- Supermercado Economia
- Supermercado Marcus
- Supermercado Maranata
- Supermercado Moreira
 O grupo confeccionou sacolas jeans, produziu banners, cartazes e divulgou junto às esses comércios.
         Fomos muito bem recebidos, despertando nos comerciantes o interesse de também participar do projeto em defesa do Meio Ambiente.



                                            
Meio ambiente
Pense Consciente
Haja Permanentemente
E lute por um amanhã melhor!

 
Acadêmica: Luciana Rodrigues Costa - 3°ano - Pedagogia



Projeto realizado pelos acadêmicos: Alexandra de Aquino, Beatriz Expedito, Luciana Rodrigues, Diana Viana, Laila Trindade, Deidiane dos Reis, Tamara Ferreira, Jucele Marques, Simone Aparecida, Cristiane Ferreira,   Rita Sandra


Projeto de Conscientização:
A importância da reutilização dos retalhos das confecções.

            A situação do Meio Ambiente em nosso planeta nos desafia a preservar os recursos naturais e, ao mesmo tempo, possibilitar um desenvolvimento social justo, permitindo que as sociedades atinjam uma melhor qualidade de vida em todos os aspectos.
            Nossa cidade possui cerca de 800 confecções em funcionamento e muitas outras em processo de abertura. Com a instalação dessas empresas, pessoas de outras localidades são atraídas para o consumo dos produtos, o comércio de todos os seguimentos adquire valorização, há diminuição no desemprego e a cidade recebe inúmeros investimentos que a beneficiam. Sem dúvida nenhuma, o seguimento de confecção, atualmente, é de suma importância para o avanço comercial da nossa cidade, porém devemos pensar na imensa quantidade de resíduo que é jogado fora todos os dias.
            O retalho, que é desconsiderado pela maioria das confecções, possui apenas um destino, o Lixão. Este retalho leva cerca de 100 a 400 anos para se decompor, lembrando que este será depositado juntamente com outros resíduos, inclusive com o lixo hospitalar, significando milhares de anos a mais.
            Pensando nisso, estamos desenvolvendo um projeto por orientação do professor Adevane da Silva, com o objetivo de conscientizar donos e/ou responsáveis por confecções da cidade de Jaraguá – GO, sobre a importância de se reciclar os resíduos têxteis que sobram de suas produções. Inúmeros materiais podem ser confeccionados a fim de diminuir as sobras de tecido lançados no meio ambiente, inclusive para o próprio marketing da empresa.
            Para isso, estamos entrando em contato com vários empresários, a fim de marcar um horário para nos reunirmos e mostrar nossa proposta. A mesma consiste em reutilizar os retalhos de jeans na confecção de bolsas, carteiras, cintos, flores, etc., e que podem ser oferecidos aos clientes da empresa como um brinde. Através da fabricação destes agrados, a empresa reduz grandiosamente a quantidade de resíduos jogados fora, a confecção será vista como uma empresa consciente e como um exemplo a ser seguido, e os clientes saem mais satisfeitos das lojas ao receber os brindes.
            Portanto, as possibilidades de colaboração para a preservação do nosso meio ambiente existem, porém depende do compromisso de cada um. Devemos permitir a todos uma sadia qualidade de vida, pensando no futuro das próximas gerações e reconhecendo que o mais importante não é ter o domínio da realidade e sim ter a comunhão com ela.

Acadêmica: Lassara Celestino – 3° ano - Pedagogia


Projeto realizado pelos acadêmicos: Elenilza, Jéssica, Kézia, Lassara, Marluce, Niviene, Rejane, Rosemeire, Rosângela e Thaís