Consciência Ambiental: Desenvolva a sua!

         Nesta postagem vamos falar um pouco do trabalho do nosso grupo que é composto pelos acadêmicos Adriano Paim, Daniele Aparecida Parreira, Mariana Cordeiro e Paulo da Silva e nossa proposta é “Consciência Ambiental: Desenvolva a sua!”
         Seguindo a proposta de trabalho do nosso professor orientador Adevane Silva Pinto, desenvolvemos um trabalho envolvendo todas as Unidades Universitárias da UEG onde ressaltamos a importância da utilização das sacolas reutilizáveis, confeccionamos sacolas reutilizáveis utilizando os resíduos das confecções de nossa comunidade e enviamos para todas essas unidades pois acreditamos que através da educação podemos começar uma mudança na sociedade.
         Sabemos que esse jamais será um trabalho fácil, pois trabalhar com a conscientização numa sociedade cada dia mais envolvida com o consumismo se torna uma missão a ser alcançada.
         Pensando em tudo isso, nossa idéia foi além, trabalhar o tema com as Unidades já seria um trabalho de grande importância social, mas por que não expandir esse trabalho?
         Analisando então, resolvemos criar esse blog, pois através dele sabemos que podemos alcançar diversos públicos e envolve-los também nessa luta por um mundo melhor.
         Já ouvi muito de algumas pessoas que elas não podem mudar a sociedade e por isso não têm nenhuma ação de preservar, mas se todos pensarmos assim com certeza nada será feito, veremos todos os recursos naturais se acabarem e não faremos nada.
         O importante é saber que uma pequena atitude pode começar a mudança, se todos começarmos com uma simples coisa que seja, logo conseguiremos ações grandiosas.
         Pense nisso e faça algo pelo Planeta, por mais simples que seja... Nosso Planeta sempre vai agradecer!






Conservação da Água !

Esse vídeo nos mostra de uma forma simples e divertida, algo que é necessário no nosso dia-a-dia: conservar a água.
Faça a sua parte para ajudar... Pois a Terra é o nosso Lar...

Parceiros nesse projeto !

Através desta nota, queremos agradecer a parceria da UEG – Unidade Universitária de Aparecida de Goiânia na pessoa da diretora Maria Lúcia Duarte , que se torna mais uma força nesse projeto pela Preservação Ambiental.


Pois mais que Unidades... A UEG é uma família!



Meio Ambiente: Uma responsabilidade de Todos


        Trabalhar o tema “Meio Ambiente” é aparentemente uma missão fácil, já que ele vem ganhando cada vez mais espaço em nosso dia-a-dia. No entanto, só faz sentido abordá – lo se houver a intenção de se criar a consciência de sua conservação em toda a comunidade escolar, que se deve despertar desde as séries iniciais até as mais avançadas.
         A Terra é o único planeta conhecido com água em estado líquido em sua superfície. Uma enorme superfície – mais de 70% da areia do nosso planeta é coberta pelos oceanos. No entanto essa grandeza não impede a sua degradação acelerada causada pelas civilizações modernas, a pesca industrial, poluição e acidificação dos mares desde a Revolução Industrial impactaram muito a vida marinha. Porém, as previsões para o futuro são muito mais sombrias, a redução do valor pH (acidez) das águas dos oceanos terá enorme impacto nos ecossistemas marinhos no próximo século. Os mares no seqüestro de carbono da atmosfera, devem entrar no colapso, diminuindo drasticamente a absorção de CO2, justamente em tempos de aquecimento global e infelizmente os governos do mundo inteiro não parecem dispostos a destinar recursos para esse fim.
         Nós podemos contribuir para a conservação do meio ambiente. Como? Não jogando óleos lubrificantes na rede de esgoto, evitando jogar materiais não descartáveis no ambiente, produtos nocivos à vida como detergentes fosfatos, fertilizantes e cloro; evitar também à compra de produtos cuja produção esteja ligada a extração não renovada e outros.
         O ambiente equilibrado é resultado das atitudes diretas do ser humano, onde o reconhecimento de que é necessária uma profunda mudança da percepção de pensamentos para garantir nossa sobrevivência, que ainda não atingiu a maioria dos líderes das nossas corporações, nem os administradores e os professores das nossas grandes Universidades. Eles também recusam a reconhecer as chamadas soluções que afetam as gerações futuras.
         A preservação do Meio Ambiente é um ato de cidadania e dever de todos!




Acadêmico: Paulo da Silva Oliveira - 3°ano - Pedagogia





Fonte: 


Preservação Ambiental na UEG-Jaraguá


O trabalho pela Preservação Ambiental na UEG – Unidade Universitária de Jaraguá não começou agora, ele já vem de muitos anos onde o professor Adevane tem trabalhado com as diversas turmas que passam por essa unidade. Vamos tentar fazer uma pequena  retrospectiva relembrando os momentos nos quais passamos por esse trabalho.





A UEG - Unidade Universitária de Jaraguá, no ano de 2010, participou da Entrada da Rainha,  um evento folclórico que já é tradição em nossa cidade. Na ocasião o Professor Adevane da Silva Pinto, ministrava a disciplina Educação Ambiental no 1º ano do curso de Pedagogia, com o incondicional apoio da Diretora Educacional Iraí Cordeiro Guerra Silva,  levou a temática ambiental para a avenida, onde com a participação expressiva dos acadêmicos de todos os períodos, foram distribuídas mudas de árvores para incentivar o plantio, panfletos informativos sobre a preservação ambiental, além de faixas que foram conduzidas pelos acadêmicos.  

Parceiros nesse projeto !

Através desta nota, queremos agradecer a parceria das empresas CNC Stamp Color, Metal Forma Representações e Matarazzo Tradizionale Jeans de Jaraguá – GO que foi determinante para a concretização do nosso projeto.
Ressaltando assim nosso sentimento de agradecimento, não apenas pelo apoio para nosso projeto, mas por termos a certeza que essas são empresas com o compromisso ambiental e que cumprem sua Responsabilidade Social.







Faça da sua empresa uma parceira também nesse projeto de PRESERVAÇÃO AMBIENTAL.


15 produtos descartáveis que podemos viver sem

  Todos os dias são descartados no Brasil cerca de 170 mil toneladas de lixo. Dessas, apenas 12% seguem para a reciclagem. Os dados da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe) reforçam a necessidade de repensarmos nosso consumo e reduzirmos a quantidade de objetos que jogamos foraPensando nisso, o EcoD listou 15 produtos descartáveis que podem ser facilmente substituídos por versões mais sustentáveis.
  1. Panos de limpeza, flanelas descartáveis e toalhas de papel
         Use um pano de microfibra ou algodão, que pode ser lavado e usado diversas vezes
  1. Pilhas não recarregáveis
    Faça um pequeno investimento em baterias recarregáveis e ainda economize dinheiro em longo prazo.
  2. Canetas descartáveis
    Prefira canetas reutilizáveis que só precisam de novo refil de tinta.
  3. Pratos, copos e talheres descartáveis
    Lavar a louça pode ser um grande esforça, ainda mais quando há muitos convidados, mas vale a pena. Por isso, prefira copos, talheres e pratos reutilizáveis.
  4. Sacolas plásticas descartáveis ou de papel
    Ecobags de pano ou plástico reutilizável acabam com esse problema.
  5. Frutas e legumes embalados
    Esses tipos de alimentos costumam ser vendidos cheios de embalagens de plástico e isopor. Prefira sempre os naturais e lave-os antes de consumir.
  6. Lanches embalados individualmente
    Salgadinhos, biscoitos e balas com embalagens individuais podem ser substituídos por produtos vendidos em quantidade e separados por porções em casa, utilizando vasilhas reutilizáveis.
  7. Lâminas de barbear descartáveis
    Invista em um aparelho de barbear que só precisa de novas lâminas.
  8. Fraldas descartáveis
    Fraldas de pano estão de volta ao mercado em versões mais práticas, bonitas e sustentáveis.
  9. Água engarrafada
    Instale um filtro de água em sua torneira e leve uma garrafinha reutilizável para não precisar comprar uma na rua
  10. Alimentos de dose única
    Pudins, sucos e iogurtes podem ser comprados em embalagens grandes (e únicas) ou feitos em casa naturalmente e consumidos aos poucos, em embalagens reutilizáveis.
  11. Toalhas de mesa descartáveis
    É quase impossível terminar uma refeição sem uma mancha de suco ou molho na toalha. As de pano são mais bonitas e só precisa de água e sabão para parecerem novas.
  12. Livro de faturamento
    Controle seu extrato bancário, fatura de cartão de crédito, conta de luz e outras movimentações financeiras pelo e-billing
  13. Papel alumínio
    Pode ser substituído por uma travessa ou panela com tampa resistente a altas temperaturas, assim pode ir ao forno ou microondas.
  14. Plástico filme
    Assim como o papel alumínio, também pode ser substituído por uma vasilha ou recipiente com tampa.


Pense nisso... e tenha uma nova atitude ! 


















Fonte: MSN verde

EDUCAÇÃO AMBIENTAL E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL.


 


"A mudança urgente e mais radical talvez seja a aquela interna. Mudar de dentro pra fora. “Aquele que quer fazer mudanças sociais se não muda a si mesmo, não tem nada a oferecer” (TORO, 1991, p.77). Ou seja, o impulso de mudança precisa ser visceral."

EDUCAÇÃO AMBIENTAL E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL.
Para conservar e preservar os recursos naturais é preciso o despertar da consciência para a educação ambiental. No dia 27 de abril de 1999, foi sancionada a Lei Federal nº 9.795, criando a Política Nacional de Educação Ambiental, dispondo sobre o inciso VI do artigo 225 da Constituição Federal, onde designa o Poder Público a promover a Educação Ambiental (E A) em todos os níveis de ensino e a conscientização pública para a preservação do meio ambiente. O capítulo I em seu artigo 1º define a E A, como se segue:

Entende-se por Educação Ambiental os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade.



Consciência Ambiental: Desenvolva a sua!